segunda-feira, 24 de julho de 2017

MATHEUS ESCRITO EM HEBRAICO?



Como Orígenes mencionou as escrituras canônicas (História Eclesiástica)
XXV
[Como Orígenes mencionou as escrituras canônicas]
Ao explicar o salmo primeiro, faz uma exposição do catálogo das Sagradas Escrituras do Antigo Testamento, escrevendo textualmente como segue: "Não se pode ignorar que os livros testamentários, tal como os transmi­tiram os hebreus, são vinte e dois, tantos como o número de letras que há entre eles."
Logo, depois de algumas frases, continua dizendo:
"Os vinte e dois livros, segundo os hebreus, são estes: o que entre nós se intitula Gênesis, e entre os hebreus Bresith, pelo começo do livro, que é: No princípio; Êxodo, Ouellesmoth, que significa: Estes são os nomes; Levítico, Ouikra: E chamou; Números, Ammesphekodeim; Deuteronômio, Elleaddebareim: Estas são as palavras; Jesus, filho de Navé, Josuebennoun; Juízes e Rute, para eles um só livro: Sophtein; I e II dos Reis, um só para eles: Samuel, O eleito de Deus; III e IV dos Reis, em um: Ouammelchdavid, que significa Reino de Davi; I e II dos Paralipômenos, em um: Dabreiamein, isto é: Palavras dos dias; 1 e II de Esdras em um: Ezra, ou seja, Ajudante; Livro dos Salmos, Spharthelleim; Provérbios de Salomão, Meloth; Eclesiastes, Koelth; Cantar dos Cantares (e não, como pensam alguns, Cantares dos cantares), Sirassireim; Isaías, Iessia; Jeremias, junto com as Lamentações e a Carta, em um: Ieremia; Daniel, Daniel; Ezequiel, Iezekiel; Jó, Iob; Ester, Esther. E além destes estão os dos Macabeus, que são intitulados Sarbethsabanaiel".
3.            Isto é, pois, o que expõe no tratado acima citado. E no livro primeiro dos Comentários ao Evangelho de Mateus, guardando o cânon eclesiás­tico, atesta que ele conhece somente quatro Evangelhos; escreve como segue:
4.            "Acerca dos quatro Evangelhos, que também são os únicos que não foram discutidos na Igreja de Deus que está sob o céu, por tradição aprendi que o primeiro a ser escrito foi o Evangelho de Mateus, que foi por algum tempo arrecadador e depois apóstolo de Jesus Cristo, que o compôs em língua hebraica e o publicou para os fiéis procedentes do judaísmo.
O segundo foi o Evangelho de Marcos, que o fez como Pedro lhe indicou, o qual, em sua Carta católica, proclama-o até filho seu, com as seguintes palavras: Saúda-vos a igreja de Babilônia, co-eleita, e Marcos, meu filho.
O terceiro é o Evangelho de Lucas, o que Paulo elogiou e que ele fez para os que vinham dos gentios. Além de todos estes há o Evangelho de João".
E no quinto livro dos Comentários ao Evangelho de João, o mesmo autor diz acerca das Cartas dos apóstolos o seguinte:
"Mas aquele que tinha sido capacitado para converter-se em ministro do Novo Testamento, não da letra, mas do espírito, Paulo, que havia cumprido o Evangelho desde Jerusalém, dando a volta, até o Ilírico, não escreveu a todas as igrejas às quais tinha ensinado; e mais, mesmo às que escreveu mandou cartas de umas poucas linhas.
E Pedro, sobre quem se edifica a Igreja de Cristo, contra a qual não preva­lecerão as portas do Hades, deixou só uma carta por todos reconhecida. Talvez também uma segunda, pois é posta em dúvida.
Que haverá para dizer sobre João, o que se recostou sobre o peito de Jesus? Deixou um só Evangelho, ainda que confesse que poderia escrever tantos que nem o mundo poderia contê-los, e escreveu também o Apocalipse, depois de receber a ordem de calar e não escrever as vozes dos sete tronos.
Deixou também uma Carta de muito poucas linhas, e talvez também uma segunda e uma terceira, pois nem todos dizem que estas são genuínas. Só que as duas não chegam a uma centena de linhas."
11.          Além disto, Orígenes explica acerca da Carta aos Hebreus, em suas Homílias sobre a mesma, o seguinte:
"Que o caráter da dicção da carta intitulada Aos Hebreus não tem aquela rudeza de linguagem do Apóstolo, que confessa ser rude na palavra, isto é, no estilo, mas que a carta é bem mais grega pela composição de sua dicção; todo aquele que souber discernir as diferenças de estilo poderá reconhecê-lo.
12.          E ainda mais, que os pensamentos da carta são admiráveis e não inferiores aos das cartas que se admitem ser do Apóstolo, qualquer um que se aplique à leitura do Apóstolo dirá conosco que também isto é verdade."
13.          Depois de outras coisas, acrescenta:
"De minha parte, se hei de dar minha opinião, eu diria que os pensamentos sim são do Apóstolo, mas o estilo e a composição são de alguém que evocava a memória dos ensinamentos do Apóstolo, como um aluno que anota por escrito as coisas que seu mestre disse. Por conseguinte, se alguma igreja tiver esta carta como sendo de Paulo, que também por isto seja estimada, pois não sem motivo os antigos varões a transmitiram como de Paulo.
14.          Mas, quem escreveu a carta? Deus sabe a verdade; por outro lado, chegou a nós o relato de alguns que dizem que a carta foi escrita por Clemente, que foi bispo dos romanos; e o de outros, segundo os quais foi Lucas quem escreveu o Evangelho e os Atos. Mas que isto fique assim."


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros Hebraicos perdidos?

Teriam 70 Livros desaparecido da Bíblia Hebraica? Posted on 06/07/2017 Author Felipe Moura 3 Comentários O Cânon da Bíblia Hebraica A ...