segunda-feira, 3 de julho de 2017

ESTUDO BATISMO



Significados:
O termo é a transliteração do grego "βαπτισμω" (baptismō) para o latim (baptismus), conforme se vê na Vulgata em Colossenses 2:12. Este substantivo também se apresenta como "βαπτισμα" (baptisma) e "βαπτισμός" (baptismós), sendo derivado do verbo "βαπτίζω" (baptizō), o qual pode ser traduzido por "batizar", "imergir", "banhar", "lavar", "derramar", "cobrir" ou "tingir", conforme utilizado no Novo Testamento e na Septuaginta.
As abluções do Antigo Testamento (Hebreus 6:2 e Hebreus 9:10) foram traduzidas por "batismos" no grego koiné, que é o usado no Novo Testamento. Através da discussão entre os discípulos de João e os discípulos de Jesus (João 3:25-26) vemos que as purificações "καθαρισμός" (katharismós) são usadas como sinônimos de baptismo.
Esta é a mesma palavra usada em Lucas 2:22, quando Maria vai apresentar Jesus. Referindo-se ou período de purificação próprio das mulheres que tinham filho, como está na lei mosaica.
Em Marcos 7:4, onde o termo não representa o baptismo cristão, o verbo é traduzido em diferentes versões da Bíblia por lavar, limpar, aspergir ou, literalmente, batizar.
Os textos em Marcos 10:38 e Lucas 24:49 enfatizam o baptismo como rito de passagem.
Fonte:Wikipédia

O que as Escrituras Sagradas realmente ensina sobre o assunto.
BATISMO (PURIFICAÇÃO)
“Houve então uma questão entre os discípulos de João e os judeus acerca da purificação.”
João 3:25(JFA)

JUDEUS CONHECIAM O BATISMO(PURIFICAÇÃO)! MAS NÃO COMO UM SIMBOLO!

E estavam ali postas seis talhas de pedra, para as purificações dos judeus, e em cada uma cabiam dois ou três almudes.
João 2:6(JFA)

E ajuntaram-se a ele os fariseus, e alguns dos escribas que tinham vindo de Jerusalém.
E, vendo que alguns dos seus discípulos comiam pão com as mãos impuras, isto é, por lavar, os repreendiam.
Porque os fariseus, e todos os judeus, conservando a tradição dos antigos, não comem sem lavar as mãos muitas vezes;
E, quando voltam do mercado, se não se lavarem, não comem. E muitas outras coisas há que receberam para observar, como lavar os copos, e os jarros, e os vasos de metal e as camas.
Depois perguntaram-lhe os fariseus e os escribas: Por que não andam os teus discípulos conforme a tradição dos antigos, mas comem o pão com as mãos por lavar?
E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito:Este povo honra-me com os lábios,Mas o seu coração está longe de mim;
Em vão, porém, me honram,Ensinando doutrinas que são mandamentos de homens.
Porque, deixando o mandamento de Deus, retendes a tradição dos homens; como o lavar dos jarros e dos copos; e fazeis muitas outras coisas semelhantes a estas.
E dizia-lhes: Bem invalidais o mandamento de Deus para guardardes a vossa tradição.
Marcos 7:1-9(JFA)


BATISMO (ASPERSÃO)

 “Então aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei.”
Ezequiel 36:25 (JFA)(LEIA O CONTEXTO)

BATISMO (LAVAR)

Lava-me de toda a minha culpa e purifica-me do meu pecado.
Pois eu mesmo reconheço as minhas transgressões, e o meu pecado sempre me persegue.
Contra ti, só contra ti, pequei e fiz o que tu reprovas, de modo que justa é a tua sentença e tens razão em condenar-me.
Sei que sou pecador desde que nasci, sim, desde que me concebeu minha mãe.
Sei que desejas a verdade no íntimo; e no coração me ensinas a sabedoria.
Purifica-me com hissopo¹, e ficarei puro; lava-me, e mais branco do que a neve serei.”
Salmos 51:2-7(JFA)

1-Significado de Hissopo:
[Bot.]- Hissopo é o nome de um gênero de plantas da famí -
lia das Lamináceas, que tem muitas espécies. Também é
conhecido como sambacaitá e erva-sagrada. São nativas
da região mediterrânea, Oriente Médio e região do mar Cás-
pio. (VIDE). São cultivadas em grande escala para uso far-
macêutico, pois têm propriedades medicinais , sendo usa-
das no tratamento de asma, bronquite e inflamações na bo-
ca e garganta. Servem para aromatizar licores e em cosmé-
tica para preparar uma loção refrescante para as pálpebras.
Seus princípios ativos são os ácidos cafêico e ursólico ,
timol e linalol.

BATISMO DE NOÉ

e isso é representado pelo batismo que agora também salva vocês — não a remoção da sujeira do corpo, mas o compromisso de uma boa consciência diante de Deus — por meio da ressurreição de Jesus Cristo,
1 Pedro 3:21(JFA)

BATISMO DE MOISÉS

Ora, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem, e todos passaram pelo mar.
E todos foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar,
E todos comeram de uma mesma comida espiritual,
E beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo.
1 Coríntios 10:1-4(JFA)

E estas coisas foram-nos feitas em figura, para que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram
1 Coríntios 10:6(JFA)

BATISMO DE JOÃO (ARREPENDIMENTO)

Apareceu João batizando no deserto, e pregando o batismo de arrependimento, para remissão dos pecados.
Marcos 1:4(JFA)

E percorreu toda a terra ao redor do Jordão, pregando o batismo de arrependimento, para o perdão dos pecados;
Lucas 3:3(JFA)

E todo o povo que o ouviu e os publicanos, tendo sido batizados com o batismo de João, justificaram a Deus.
Lucas 7:29(JFA)

Tendo primeiramente João, antes da vinda dele, pregado a todo o povo de Israel o batismo de arrependimento.
Mas João, quando completava a carreira, disse: Quem pensais vós que eu sou? Eu não sou o Cristo; mas eis que após mim vem aquele a quem não sou digno de desatar as alparcas dos pés.
Atos 13:24,25(JFA)

E eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados.
Mateus 3:6(JFA)

E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo.
Mateus 3:11(JFA)

JUDAS NÃO FOI BATIZADO!

Depois deitou água numa bacia, e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido.
Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, tu lavas-me os pés a mim?
Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois.
Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo.
Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça.
Disse-lhe Jesus: Aquele que está lavado não necessita de lavar senão os pés, pois no mais todo está limpo. Ora vós estais limpos, mas não todos.
Porque bem sabia ele quem o havia de trair; por isso disse: Nem todos estais limpos.
João 13:5-11(JFA)

BATISMO ATRAVÉS DO MESSIAS E DO ESPÍRITO SANTO.

Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador.
Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.
Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado.
Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.
João 15:1-4(JFA)
E é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Messias, e pelo Espírito do nosso Deus. 1 Coríntios 6:11(JFA) (Leia o contexto)
Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, Efésios 5:26

MUITA ATENÇÃO NESSA PARTE:(É  SIMPLES MAIS SE TORNA A MAIS COMPLICADA PELA MENTIRA QUE ESTÁ FUNDAMENTADA DENTRO DO SISTEMA RELIGIOSO)
-SEI QUE DESTE MOMENTO EM DIANTE MUITOS VÃO DESCORDAR, MAS ISSO É NECESSÁRIO!
Mas se você se dedicar e obedecer ao Eterno YHWH, buscando o verdadeiro Batismo verá que o meu intuito não é ensinar preceitos meus, mas apenas lhe ajudar há compreender o que o Espírito lhe diz, porque ele já tem lhe ensinado, pois a lei está em nossos corações! Veja: “Ouvi-me, vós que conheceis a justiça, povo em cujo coração está a minha lei; não temais o opróbrio dos homens, nem vos turbeis pelas suas injúrias.
Porque a traça os roerá como a roupa, e o bicho os comerá como a lã; mas a minha justiça durará para sempre, e a minha salvação de geração em geração.” Isaías 51:7,8(JFA)
O BATISMO EM NOME DO PAI DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO, OU SIMPLESMENTE BATISMO EM NOME DO FILHO:

QUEM É O PAI?
YHWH

Então disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi?
E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.
Êxodo 3:13,14(JFA)

Ora, a nosso Deus e Pai seja dada glória para todo o sempre. Amém. Filipenses 4:20(JFA)

QUEM É O FILHO?
SALVAÇÃO DE YHWH=YAHUSHUA MASHIACH (JESUS CRISTO)
JOÃO BATISTA TESTIFICOU: E eu não o conhecia, mas o que me mandou a batizar com água, esse me disse: Sobre aquele que vires descer o Espírito, e sobre ele repousar, esse é o que batiza com o Espírito Santo.
E eu vi, e tenho testificado que este é o Filho de Deus.
João 1:33,34(JFA)

ELE MESMO DISSE: Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. João 15:1(JFA)

O PAI DISSE: E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo. Mateus 3:17(JFA)

QUEM É O ESPÍRITO?
YHWH é Ruach         
Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. João 4:24(JFA)

Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo? Hebreus 9:14 (JFA)


PORTANTO YAHUSHUA ESTÁ EM YAHUH  ASSIM COMO O HOMEM ESTÁ EM YAHUSHUA E A MULHER ESTÁ NO HOMEM:

Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo. 1 Coríntios 11:3(JFA)

Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. Efésios 5:23(JFA)

Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação;
Tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos;
E qual a sobreexcelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder,
Que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos, e pondo-o à sua direita nos céus,
Acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro;
E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja,
Que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos.
Efésios 1:17-23(JFA)

Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abrogar, mas cumprir. Mateus 5:17(JFA)

E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. 1 Coríntios 12:6(JFA)

Onde não há grego, nem judeu, circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo, e em todos. Colossenses 3:11(JFA)

E, quando todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então também o mesmo Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos. 1 Coríntios 15:28(JFA)

Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; Efésios 4:4(JFA)

E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um. João 17:22

Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou. João 1:18

Todas as coisas me foram entregues por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar. Mateus 11:27

SE ALGUÉM DIZ CONHECER OU RECONHECER SÓ O PAI OU SÓ O FILHO, NA VERDADE NÃO CONHECE NEM UM NEM O OUTRO:

Disseram-lhe, pois: Onde está teu Pai? Jesus respondeu: Não me conheceis a mim, nem a meu Pai; se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai. João 8:19(JFA)

Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.
Mateus 7:21-23(JFA)


PORQUE SEPARAR O BATISMO? “BATISMO EM ÁGUA” E “BATISMO DO ESPIRITO SANTO”

Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.
um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação;
Um só Senhor, uma só fé, um só batismo;
Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós.
Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo.
Efésios 4:3-7(JFA)

Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.
1 Coríntios 12:13(JFA)

JOÃO BATISTA, USAVA A ÁGUA COM SÍMBOLO DO ARREPENDIMENTO, E ELE SABIA QUE  ISSO ERA FIGURA DO QUE VIRIA O  BATISMO DO ESPIRITO SANTO ESSE NÃO É DE FORA PARA DENTRO E SIM DE DENTRO PARA FORA!

E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo. Mateus 3:11(JFA)

E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo; Atos 2:38 (JFA)

E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra.
E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios.
Porque os ouviam falar línguas, e magnificar a Deus.
Respondeu, então, Pedro: Pode alguém porventura recusar a água, para que não sejam batizados estes, que também receberam como nós o Espírito Santo?
E mandou que fossem batizados em nome do Senhor. Então rogaram-lhe que ficasse com eles por alguns dias.
Atos 10:44-48


JOÃO CERTAMENTE BATIZOU COM ÁGUA! NUM PRIMEIRO MOMENTO PEDRO MANDOU BATIZAR OS GENTIOS EM AGUAS DEPOIS DE RECEBEREM O ESPIRITO SANTO, MAS DEPOIS SE LEMBROU DO QUE YAHUSHUA DISSE VÓS SEREIS BATIZADOS COM ESPÍRITO SANTO.

E lembrei-me do dito do Senhor, quando disse: João certamente batizou com água; mas vós sereis batizados com o Espírito Santo.
Portanto, se Deus lhes deu o mesmo dom que a nós, quando havemos crido no Senhor Jesus Cristo, quem era então eu, para que pudesse resistir a Deus?
E, ouvindo estas coisas, apaziguaram-se, e glorificaram a Deus, dizendo: Na verdade até aos gentios deu Deus o arrependimento para a vida.
Atos 11:16-18(JFA)

BATISMO DE SAULO:

E um certo Ananias, homem piedoso conforme a lei, que tinha bom testemunho de todos os judeus que ali moravam,
Vindo ter comigo, e apresentando-se, disse-me: Saulo, irmão, recobra a vista. E naquela mesma hora o vi.
E ele disse: O Deus de nossos pais de antemão te designou para que conheças a sua vontade, e vejas aquele Justo e ouças a voz da sua boca.
Porque hás de ser sua testemunha para com todos os homens do que tens visto e ouvido.
E agora por que te deténs? Levanta-te, e batiza-te, e lava os teus pecados, invocando o nome do Senhor.
Atos 22:12-16(JFA)


E logo lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e recuperou a vista; e, levantando-se, foi batizado.
Atos 9:18(JFA)

BATISMO POR IMPOSIÇÃO DE MÃOS APOSTOLO PAULO:

E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, tendo passado por todas as regiões superiores, chegou a Éfeso; e achando ali alguns discípulos,
Disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo.
Perguntou-lhes, então: Em que sois batizados então? E eles disseram: No batismo de João.
Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo de arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo.
E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus.
E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas, e profetizavam.
Atos 19:1-6(JFA)

BATISMO DO EUNUCO:

E, indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado?
E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.
E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou.
Atos 8:36-38

BATISMO DO CARCEREIRO:

E, tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar?
E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.
E lhe pregavam a palavra do Senhor, e a todos os que estavam em sua casa.
E, tomando-os ele consigo naquela mesma hora da noite, lavou-lhes os vergões; e logo foi batizado, ele e todos os seus.
E, levando-os à sua casa, lhes pôs a mesa; e, na sua crença em Deus, alegrou-se com toda a sua casa.
Atos 16:30-34

BATISMO DE LÍDIA A VENDEDORA DE PURPURA:

E uma certa mulher, chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que servia a Deus, nos ouvia, e o Senhor lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia.
E, depois que foi batizada, ela e a sua casa, nos rogou, dizendo: Se haveis julgado que eu seja fiel ao Senhor, entrai em minha casa, e ficai ali. E nos constrangeu a isso.
Atos 16:14,15


ENSINO ERRADO NESTA PASSAGEM:

Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. Marcos 16:16¹

1-Segundo pesquisadores o texto de Marcos 16: 9-20 não consta nos originais e foram acrescentados em manuscritos posteriores por escribas, provavelmente no inicio como anotações marginais e posteriormente foi adicionado como continuação do capitulo 16.

Muitas religiões não vou dizer todas, porque não conheço todas,  cometem um erro gravíssimo  ao dizer que se não houver batismo em águas não pode ter salvação e usam esse texto erroneamente, porque?
Vejam:
E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa. Atos 16:31(JFA)
Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo. Mateus 24:13(JFA)
sereis odiados por todos por amor do meu nome; mas quem perseverar até ao fim, esse será salvo. Marcos 13:13(JFA)
Jesus, porém, ouvindo-o, respondeu-lhe, dizendo: Não temas; crê somente, e será salva. Lucas 8:50(JFA)
Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Romanos 10:13(JFA)
Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens. João 10:9(JFA)
Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença. Romanos 3:22(JFA)

CONCLUSÃO:

O Batismo é necessário sim! Mas não o ritual que é ensinado dentro das religiões em água, somos levados as águas pelo Yahushua Mashiach.(João 4:7-15, João 7:38, Isaías 49:10, Isaías 55:1)
Que também, como uma verdadeira figura, agora vos salva, o batismo, não do despojamento da imundícia da carne, mas da indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo;(1 Pedro 3:21)(JFA)


Meus queridos irmãos vós escrevo com intuito de anima-los para que sejamos purificados em Yahushua Mashiach, e assim façamos a vontade do nosso Pai, o Eterno YHWH. Que a paz esteja com todos!


ATENÇÃO NESTE ESTUDO , OS VERSOS QUE CITEI DAS ESCRITURAS FORAM DA TRADUÇÃO JFA, NA QUAL USA O NOME CORROMPIDO DO MESSIAS,SE VOCÊ TEM DÚVIDAS SOBRE O NOME DO MESSIAS, PODE VER O ESTUDO , O NOME DO FILHO CLICANDO NO LINK:https://embuscadaverdadedeyhwh.blogspot.com.br/2017/06/o-nome-do-filho.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros Hebraicos perdidos?

Teriam 70 Livros desaparecido da Bíblia Hebraica? Posted on 06/07/2017 Author Felipe Moura 3 Comentários O Cânon da Bíblia Hebraica A ...