quarta-feira, 21 de junho de 2017

A VERDADEIRA IGREJA

A VERDADEIRA IGREJA
TABERNÁCULO, TEMPLO , IGREJA e a CASA .
Por: Thiago Cardoso Cerdeirinha e Osvaldo Cardoso Cerdeirinha Junior.

Observação 1: Todas as passagens das escrituras sagradas que estão  nesse estudo, foram retiradas da versão “JFA corrigida revisada fiel”.
Observação 2: Os textos com fundo verde são palavras dos autores do estudo.
Observação 3: Os textos com fundo amarelo são palavras/frases nas quais quisemos dar um destaque.

Procuramos utilizar nesse estudo o máximo de relato das escrituras sagradas, e o mínimo possível de palavras nossas, afinal o próprio CRIADOR nos alerta:

Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor!
Porque será como a tamargueira no deserto, e não verá quando vem o bem; antes morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável.
É melhor confiar no Senhor do que confiar no homem.
Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.

LEIAM E REFLITAM, UM BOM ESTUDO!!!

TABERNÁCULO – PARTE I


Representação do tabernáculo, do altar do Holocausto e do átrio exterior

E me farão um santuário, e habitarei no meio deles.
Conforme a tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernáculo, e para modelo de todos os seus pertences, assim mesmo o fareis.

Atos 7:44-46
Estava entre nossos pais no deserto o tabernáculo do testemunho, como ordenara aquele que disse a Moisés que o fizesse segundo o modelo que tinha visto.
O qual, nossos pais, recebendo-o também, o levaram com Josué quando entraram na posse das nações que Deus lançou para fora da presença de nossos pais, até aos dias de Davi,
Que achou graça diante de Deus, e pediu que pudesse achar tabernáculo para o Deus de Jacó.
Êxodo 25:40
Atenta, pois, que o faças conforme ao seu modelo, que te foi mostrado no monte.

Êxodo 26:30
Então levantarás o tabernáculo conforme ao modelo que te foi mostrado no monte.

Levitico 8:4
E era esta a obra do candelabro, obra de ouro batido; desde o seu pé até às suas flores era ele de ouro batido; conforme ao modelo que o Senhor mostrara a Moisés, assim ele fez o candelabro.

TRANSIÇÃO TABERNÁCULO/TEMPLO
1 Crônicas 21:28,29
Vendo Davi, no mesmo tempo, que o Senhor lhe respondera na eira de Ornã, o jebuseu, sacrificou ali.
Porque o tabernáculo do Senhor, que Moisés fizera no deserto, e o altar do holocausto, estavam naquele tempo no alto de Gibeom.

1 Crônicas 22:1
E disse Davi: Esta será a casa de Deus, e este será o altar do holocausto para Israel.

2 Samuel 7:6
Porque em casa nenhuma habitei desde o dia em que fiz subir os filhos de Israel do Egito até ao dia de hoje; mas andei em tenda e em tabernáculo.


TEMPLO
E disse: Bendito seja o Senhor Deus de Israel, que falou pela sua boca a Davi, meu pai, e pela sua mão o cumpriu, dizendo:
Desde o dia em que eu tirei o meu povo Israel do Egito, não escolhi cidade alguma de todas as tribos de Israel, para edificar alguma casa para ali estabelecer o meu nome; porém escolhi a Davi, para que presidisse sobre o meu povo Israel.
Também Davi, meu pai, propusera em seu coração o edificar casa ao nome do Senhor Deus de Israel.
Porém o Senhor disse a Davi, meu pai: Porquanto propuseste no teu coração o edificar casa ao meu nome, bem fizeste em o propor no teu coração.
Todavia tu não edificarás esta casa; porém teu filho, que sair de teus lombos, edificará esta casa ao meu nome.
Assim confirmou o Senhor a sua palavra que falou; porque me levantei em lugar de Davi, meu pai, e me assentei no trono de Israel, como tem falado o Senhor; e edifiquei uma casa ao nome do Senhor Deus de Israel.

Atos 7:46-49
E Salomão lhe edificou casa;
Mas o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens, como diz o profeta:
O céu é o meu trono, e a terra o estrado dos meus pés. Que casa me edificareis? diz o Senhor, Ou qual é o lugar do meu repouso?

1º TEMPLO
1 Reis 6:1
Sucedeu, pois, que no ano quatrocentos e oitenta depois de saírem os filhos de Israel da terra do Egito, no quarto ano do reinado de  Salomão sobre Israel, no mês de zive, que é o segundo mês, começou-se a edificar a casa de Deus.



1 Reis 6:11-14
E a palavra do Senhor veio a Salomão dizendo:
"Quanto a este templo que você está construindo, se você seguir os meus decretos, executar os meus juízos e obedecer a todos os meus mandamentos, cumprirei por meio de você a promessa que fiz ao seu pai Davi,
viverei no meio dos israelitas e não abandonarei Israel, o meu povo".
E assim Salomão concluiu a construção do templo.

1 Reis 6:19
Preparou também o santuário interno no templo para ali colocar a arca da aliança do Senhor.

Eclesiastes 5:1
Guarda o teu pé, quando entrares na casa de Deus; porque chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal.



2º TEMPLO - RECONSTRUÇÃO
Esdras 5:12,13
Mas depois que nossos pais provocaram à ira o Deus dos céus, ele os entregou nas mãos de Nabucodonosor, rei de babilônia, o caldeu, o qual destruiu esta casa, e transportou o povo para babilônia.
Porém, no primeiro ano de Ciro, rei de babilônia, o rei Ciro deu ordem para que esta casa de Deus se reedificasse.
Esdras 6:14
E os anciãos dos judeus iam edificando e prosperando pela profecia do profeta Ageu, e de Zacarias, filho de Ido. E edificaram e terminaram a obra conforme ao mandado do Deus de Israel, e conforme ao decreto de Ciro e Dario, e de Artaxerxes, rei da Pérsia.
Ageu 1:13-15
Então Ageu, o mensageiro do Senhor, falou ao povo conforme a mensagem do Senhor, dizendo: Eu sou convosco, diz o Senhor.
E o Senhor suscitou o espírito de Zorobabel, filho de Sealtiel, governador de Judá, e o espírito de Josué, filho de Jozadaque, sumo sacerdote, e o espírito de todo o restante do povo, e eles vieram, e fizeram a obra na casa do Senhor dos Exércitos, seu Deus.
Ao vigésimo quarto dia do sexto mês, no segundo ano do rei Dario.

Veja agora a Profecia(Renovo  a  Pedra única) se possível estude também em paralelo com outra versão da bíblia esta passagem principalmente verso 8 .
Zacarias 3:6-10
E o anjo do Senhor protestou a Josué, dizendo:
Assim diz o Senhor dos exércitos: Se andares nos meus caminhos, e se observares as minhas ordenanças, também tu julgarás a minha casa, e também guardarás os meus átrios, e te darei lugar entre os que estão aqui.
Ouve, pois, Josué, sumo sacerdote, tu e os teus companheiros que se assentam diante de ti, porque são homens portentosos; eis que eu farei vir o meu servo, o Renovo.
Pois eis aqui a pedra que pus diante de Josué; sobre esta pedra única estão sete olhos. Eis que eu esculpirei a sua escultura, diz o Senhor dos exércitos, e tirarei a iniqüidade desta terra num só dia.
Naquele dia, diz o Senhor dos exércitos, cada um de vós convidará o seu vizinho para debaixo da videira e para debaixo da figueira.

João 2:19-22
 Jesus respondeu, e disse-lhes: Derribai este templo, e em três dias o levantarei.
Disseram, pois, os judeus: Em quarenta e seis anos foi edificado este templo, e tu o levantarás em três dias?
Mas ele falava do templo do seu corpo.
Quando, pois, ressuscitou dentre os mortos, os seus discípulos lembraram-se de que lhes dissera isto; e creram na Escritura, e na palavra que Jesus tinha dito.

1 Coríntios 3:16,17
Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?
Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.

O Messias profetiza sobre a destruição do templo!
Mateus 24:1,2
Ao sair do templo, os discípulos aproximaram-se de Jesus e fizeram-no apreciar as construções.
Jesus, porém, respondeu-lhes: Vedes todos estes edifícios? Em verdade vos declaro: não ficará aqui pedra sobre pedra; tudo será destruído.





IGREJA
Você lembra daquela passagem que o Messias pede para a mulher Samaritana tirar água do poço?
João 4:21-24
Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai.
Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus.
Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.


Isaías 28:16
Portanto assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu assentei em Sião uma pedra, uma pedra já provada, pedra preciosa de esquina, que está bem firme e fundada; aquele que crer não se apresse.

Salmos 118:22
A pedra que os edificadores rejeitaram tornou-se a cabeça da esquina.

Efésios 2:20-22
Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina;
No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor.
No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito.

A Igreja é o agrupamento das pessoas(corpo) que  fazem a vontade do Pai, e que tem como pedra fundamental(Cabeça) o Messias.
1577 εκκλ ησ ια ekklesia de um composto de 1537 e um derivado de 2564; TDNT - 3:501,394; n f
1) reunião de cidadãos chamados para fora de seus lares para algum lugar público, assembleia
1a) assembleia do povo reunida em lugar público com o fim de deliberar
1b) assembleia dos israelitas
1c) qualquer ajuntamento ou multidão de homens reunidos por acaso, tumultuosamente
1d) num sentido cristão
1d1) assembleia de Cristãos reunidos para adorar em um encontro religioso
1d2) grupo de cristãos, ou daqueles que, na esperança da salvação eterna em Jesus Cristo, observam seus próprios ritos religiosos, mantêm seus próprios encontros espirituais, e administram seus próprios assuntos, de acordo com os regulamentos prescritos para o corpo por amor à ordem
1d3) aqueles que em qualquer lugar, numa cidade, vila ,etc, constituem um grupo e estão unidos em um só corpo
1d4) totalidade dos cristãos dispersos por todo o mundo
1d5) assembleia dos cristãos fieis já falecidos e recebidos no céu
FONTE: Dicionário Bíblico Strong

IGREJA VERDADEIRA
Efésios 5:23 (JFA corrigida revisada fiel)
Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.

Efésios 5:23 (NVI)
Pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador.

Efésios 5:23(Versão Católica)
Pois o marido é o chefe da mulher, como Cristo é o chefe da Igreja, seu corpo, da qual ele é o Salvador.

O CABEÇA DA IGREJA, A PEDRA FUNDAMENTAL(ANGULAR) DO EDIFICIO
Efésios 1:21-23
Muito acima de todo governo e autoridade, poder e domínio, e de todo nome que se possa mencionar, não apenas nesta era, mas também na que há de vir.
Deus colocou todas as coisas debaixo de seus pés e o designou como cabeça de todas as coisas para a igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que enche todas as coisas, em toda e qualquer circunstância.


Hebreus 8:1,2
Ora, a suma do que temos dito é que temos um sumo sacerdote tal, que está assentado nos céus à destra do trono da majestade,
Ministro do santuário, e do verdadeiro tabernáculo, o qual o Senhor fundou, e não o homem.

Hebreus 8:5
Os quais servem de exemplo e sombra das coisas celestiais, como Moisés divinamente foi avisado, estando já para acabar o tabernáculo; porque foi dito: Olha, faze tudo conforme o modelo que no monte se te mostrou.

Hebreus 9:8,9
Dando nisto a entender o Espírito Santo que ainda o caminho do santuário não estava descoberto enquanto se conservava em pé o primeiro tabernáculo,
Que é uma alegoria para o tempo presente, em que se oferecem dons e sacrifícios que, quanto à consciência, não podem aperfeiçoar aquele que faz o serviço;

Hebreus 9:11
Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação,
João 2:21,22
Mas ele falava do templo do seu corpo.
Quando, pois, ressuscitou dentre os mortos, os seus discípulos lembraram-se de que lhes dissera isto; e creram na Escritura, e na palavra que Jesus tinha dito.




Efésios 2:20-22
Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina;
No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor.
No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito.


Apocalipse 3:12
A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome.


FALSAS IGREJAS/PASTORES

João 10:1-18

Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador.
Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas.
A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora.
E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz.
Mas de modo nenhum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos.
Jesus disse-lhes esta parábola; mas eles não entenderam o que era que lhes dizia.



(Ele deu a explicação da Parábola! Aqui já não tem nada oculto!)

Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas.
Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram.
Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.
O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.
Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.
Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas.
Ora, o mercenário foge, porque é mercenário, e não tem cuidado das ovelhas.
Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido.
Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas.
Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor.(Em relação  as ovelhas que não são deste aprisco o  Messias falava com os Judeus a respeito dos gentios)
Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para tornar a tomá-la.
Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar, e poder para tornar a tomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai.

Paulo e a Igreja
2 Pedro 3:15,16
E tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor; como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada;
Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição.

O apostolo Paulo sabia muito bem do que se tratava a Igreja, mas como o apostolo Pedro relatou muitos torcem suas palavras, vamos estudar agora a respeito disso:
Veja quando Paulo perseguia a Igreja:
Atos 8:3
E Saulo assolava a igreja, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, os encerrava na prisão.

Romanos 16:16
Saudai-vos uns aos outros com santo ósculo. As igrejas de Cristo vos saúdam.

Romanos 16:1
Recomendo-vos, pois, Febe, nossa irmã, a qual serve na igreja que está em Cencréia,
Filemom 1:2
E à nossa amada Áfia, e a Arquipo, nosso camarada, e à igreja que está em tua casa:
Gálatas 1:2
E todos os irmãos que estão comigo, às igrejas da Galácia:

Grande parte das vezes que Paulo se referiu as Igrejas  ele dava o nome pela localidade para que não precisa-se citar o nome de todos os irmãos, mesmo porque muitos estavam se convertendo e ele não conhecia a todos, mas isso não significa que era o nome da Igreja e sim pra identificar aonde se localizava aquele grupo de irmãos.
Onde está a casa do verdadeiro Ul (Deus)?
Atos 17:24
"O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há é o Senhor do céu e da terra, e não habita em santuários feitos por mãos humanas.”
Mas, na verdade, habitará Deus com os homens na terra? Eis que os céus, e o céu dos céus, não te podem conter, quanto menos esta casa que tenho edificado?

CONCLUSÕES
Muitas vezes, o nosso entendimento fica prejudicado, por não termos o conhecimento completo das escrituras sagradas. Quanto maior a nossa intimidade com os textos e relatos  das escrituras sagradas, fica mais fácil chegar ao entendimento de vários assuntos. As escrituras são um verdadeiro quebra cabeça, o começo é muito difícil, mas quando você começa a ligar algumas peças e as demais vão se juntando devido às peças já estabelecidas (textos e relatos lidos), você começa a ter a figura completa (entendimento formado)!
Diante de todo o exposto, concluímos que o tabernáculo começou a ser montado no deserto, era um lugar sagrado de adoração para os Israelitas, simbolizava a presença do CRIADOR aqui na terra, guardava a arca do pacto dentre outras coisas, e foi substituído quando o 1º templo foi construído em  Jerusalém. O templo também era lugar sagrado de adoração, que com o tempo foi corrompido pelos  judeus.
Com a vinda de Yahushua Hamashiach (Jesus Cristo), muitas coisas foram cumpridas, e temos que entender a mensagem espiritual que nosso CRIADOR nos mostrou através do povo Hebreu. O MESSIAS se referiu a si próprio como o templo, quando disse derrubem esse templo e ele será erguido em três dias. Fez isso pois ele passou a representar a  presença do CRIADOR na terra, e não mais aquele lugar físico (templo). Quando acreditamos no MESSIAS nos tornamos parte de um mesmo corpo, e por isso em outros relatos das escrituras os apóstolos disseram que nós somos o templo do CRIADOR. (1 Coríntios 3:16,17)
O termo “igreja” passou a ser utilizado quando Paulo em suas cartas, se referia as pessoas que se reuniam para aprender sobre o MESSIAS em um determinado local, usando por exemplo “Igreja de Èfeso”, “Igreja de Filipenses” dentre outras; o MESSIAS deixou claro que em nosso tempo não haveria um local específico para adoração, mas que os verdadeiros adoradores, adorariam ao PAI em espírito e verdade! (João 4:21-24), ao contrário do que defendem muitas igrejas atualmente (que como pudemos ver não são a igreja verdadeira). Em outras passagens, o MESSIAS deixa claro que as pessoas que creem nele e que viverão pela eternidade, juntamente com ele, é que formam a verdadeira igreja. (Efésios 5:23, Apocalipse 3:12).
Como fica claro em algumas passagens (2 Crônicas 6:18 por exemplo) e óbvio quando se tem uma pequena noção da enormidade do poder do ETERNO, ELE jamais poderia habitar em qualquer casa feita por algum homem, o que ELE fez com o tabernáculo, e o templo foi dar representações de sua presença para nós humanos.


Que o nosso Pai Celestial YAH do Exércitos nos oriente, para que seja realizada a sua vontade. A paz a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros Hebraicos perdidos?

Teriam 70 Livros desaparecido da Bíblia Hebraica? Posted on 06/07/2017 Author Felipe Moura 3 Comentários O Cânon da Bíblia Hebraica A ...